quarta-feira, 14 de maio de 2008

MAURO,Betti.A JANELA DE VIDRO:ESPORTE,EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FISICA.Campinas:Papirus,1998

Assim como na educação em geral percebemos que o foco de ensino deixou de ser somente o desenvolvimento do raciocínio lógico ou a memorização de fórmulas e informações, na Educação Física as mudanças de ponto de vista também acontecem, comprovando a dinâmica da área.A variedade de abordagens sobre a Educação Física depõe contra o estabelecimento dos seus objetivos. O que a distingue das demais disciplinas é o movimento humano, característica essencial da Educação Física. Enquanto processo individual a Educação Física desenvolve potencialidades humanas.Relegada a um segundo plano, a Educação Física praticada nas escolas carece de uma reflexão mais aprofundada. O professor tem geralmente sua atuação restrita a desenvolver a aptidão física dos alunos e a ensinar os fundamentos técnico-tático dos esportesÉ discutível o fato de tais atividades serem de responsabilidade do professor de Educação Física, entretanto, este profissional em sua ação pedagógica precisa encontrar caminhos que apontem a descoberta de valores mais amplos para serem inseridos no planejamento dos objetivos da Educação Física escolar. As contradições existentes no sistema educacional resultam em grande parte, devido ao distanciamento que há entre a teoria e a prática. O suporte teórico mencionado nesta pesquisa tem a intenção de incentivar o professor de Educação Física para que por meio de suas reflexões critico-filosóficas, em especial sobre educação e sociedade, consiga vincular a sua prática com a teoria. Ainda são fatos isolados os momentos em que o professor transmite a visão de mundo, despertando, ou não, no aluno o senso crítico e a capacidade de intervenção social, através de questionamentos e reflexões sobre a realidade em que se vive

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